OFICIOS PERDIDOS | TRADICIONES ARTESANALES DE ANTAÑO Son muchos los oficios, actividades productivas, artesanías, técnicas de explotación, etc. que han desaparecido o están a punto de dejar de existir. Durante más de 40 años he ido recuperando por los pueblos de España aquellos oficios que estaban a punto de extinguirse, gracias a la voluntad de sus últimos profesionales.
SALVATIERRA DE LOS BARROS #ARTESANÍA CON #BARRO | La villa de Salvatierra, en la provincia de #Badajoz, tiene un apellido “de los #Barros”. Este apelativo lo ha tomado de una de sus señas de identidad que ha sido y es la base de la economía #salvaterrense: la #alfarería. En el año 1997 recogimos el proceso tradicional de producción de esta #artesanía del #barro. #Documental
Si te ha gustado este documental, puedes mostrar tu APOYO y AYUDA para que el canal siga creciendo con los botones “Gracias” y “Miembro de Canal” que aparecen debajo de cada vídeo.
También puedes conocer más sobre mi vida, trabajo y trayectoria en este DOCUMENTAL BIOGRÁFICO: • EUGENIO MONESMA. 40 años de vida, trayecto...
Sígueme en mis REDES SOCIALES: -FACEBOOK: / eugeniodocumentales -INSTAGRAM: / eugeniomonesma -TIKTOK: / eugenio_documentales -TWITTER: / eugeniomonesma
Nas encostas da Peña Utrera, onde a Serra Morena da Extremadura anuncia
sua presença entre as grandes planícies, estende-se a cidade de Salvatierra.
O seu castelo restaurado, mandado construir por Afonso IX por volta de 1190,
deixa vestígios nas suas muralhas de uma história de reconquista e expansão.
Esta situação privilegiada no topo da serra permitiu-lhe contemplar
durante séculos a passagem do quotidiano dos seus vizinhos.
Mais abaixo na encosta, no bem preservado Pozo de la Nieve, construído no século XVI,
há memórias daquela atividade que consistia em armazenar gelo.
É precisamente esta condição montanhosa de Salvatierra que a faz desfrutar,
por um lado, de uma exuberante vegetação de fetos e castanheiros típicos da serra.
E para outra de suas águas, águas ferruginosas que nos Baños
del Moral possuem famosas propriedades medicinais.
Na zona baixa, a cobertura vegetal é caracterizada por florestas de sobreiros
e sobreiros, alguns deles gigantescos. O cultivo de oliveiras,
figueiras e vinhas sublinha a natureza agrícola da paisagem salvadorenha.
A bolota é o fruto da azinheira, e nestas pastagens
constitui um extraordinário contributo nutricional para os suínos,
que tanto alcançaram fama pelos produtos que dela se elaboram.
Mas a cidade de Salvatierra tem um sobrenome: “de los Barros”. Este nome foi tirado de
uma de suas marcas que foi e é a base da economia salvadorenha: a cerâmica.
Das peças e decorações mais tradicionais
às obras resultantes da pesquisa e experimentação,
os mais de 30 oleiros que atuam em Salvatierra de los Barros
preservam essencialmente esse sistema de fabricação com um sabor antigo, herdado geração após geração.
Nas encostas da Peña Utrera são perfurados os "barreros",
dos quais se obtém a matéria-prima para abastecer todos os trabalhadores.
A par do ofício do oleiro e ao longo do seu processo produtivo,
surge uma diversificação laboral muito peculiar que se inicia pelos transportadores. Esses homens
se dedicam a extrair o “barro”, que é como eles chamam a terra aqui,
e a secar nas “tendales” por cinco ou seis dias antes de vendê-lo aos oleiros.
Entre os vários tipos de "lama" que existem em Salvatierra, destacam-se o forte,
que tem uma cor clara, o solto e o "pasolo".
A argila solta tem uma cor avermelhada característica e os oleiros misturam-
na com a forte de acordo com o seu gosto, embora o mais usual seja juntar duas partes de solta a uma de forte.
O trabalho de preparação do barro nas diferentes oficinas é realizado pelos colaores.
Juan Antonio Nogales, além de oleiro experiente, conhece muito bem o "coligo",
que é o trabalho de misturar a terra na água para obter argila de qualidade.
Depois de despejar as camadas de terra necessárias na bacia, o “colaor” mexe a mistura com
a mesa de coar, até atingir o ponto que deve ter para que a lama se dissolva na água.
Quando considera que o solo está bem dissolvido, ele
coa a mistura para separar a matéria sólida e depois a transfere para a piscina
para que a água evapore. Lá, a lama será purificada e armazenada.
Diariamente, os oleiros extraem porções de barro da piscina, de acordo com as necessidades de seus
próximos trabalhos, e as colocam na parede em forma de bolos para que percam umidade.
Juan Antonio está colando os "brazaus" de barro e alisa a superfície com
as mãos para evitar os "picos" e saliências que secariam com o ar.
Normalmente, a própria argila diz quanto tempo deve durar, porque cai. Assim
que perde água, que é o que o faz ficar parado na parede, assim
que perde umidade só cai no chão. Aí a gente tem que uma vez no chão,
pegar de novo e pelá-lo de novo e colar na parede de novo porque senão fica
bem mole. Mas vamos lá, uns dois dias, um dia de um lado e outro do outro lado.
Agustín Suero, "Avalo" como é conhecido,
é um dos oleiros tradicionais de Salvatierra de los Barros,
que ainda tem em seus braços a arte e a força necessárias para "empurrar" à mão.
Quando o barro está pronto para ser trabalhado,
Agustín pega a quantidade que precisa com os olhos e bate com as mãos para fazer as “pellas”.
Dependendo da embarcação que você vai fazer, é assim que você pega pelo toque.
Pelo toque das mãos sabemos o peso e nada muda, nada. Isso é chamado de "empellalo", fazendo as pelotas.
As "pellas" redondas serão para as
peças pequenas e as "pontiagudas" ou alongadas para as maiores.
Mas esta técnica manual foi substituída em todas as olarias pela amassadeira mecânica, o
que permite que este trabalho seja feito com o mínimo esforço e sem prejudicar a qualidade do barro.
É na roda que cada oleiro molda o barro, seguindo uma
técnica tradicional que foi passada de pai para filho. Os antigos tornos,
acionados pelo impulso do pé, foram substituídos por outros motorizados,
com acelerador e embreagem, que permitem manter uma velocidade uniforme e controlada.
Com as mãos, Agustín levanta e molda o barro com uma sensibilidade especial
para controlar a espessura, até dar forma a cada uma das suas obras. Algumas
peças requerem dois estágios diferentes de torneamento e as maiores até três.
A revisão final da superfície de cada peça é feita com uma bengala,
e quando termina, ele a separa do torno com uma corda.
As mãos hábeis de Juan Antonio Nogales têm muita prática em
fazer os corpos dos jarros em uma só peça.
Enquanto os corpos secam, este artesão prepara os complementos,
que são o "piche" e a "boca".
Quando os corpos dos jarros são arejados,
o oleiro faz o "governo" que consiste em colocar o "piche" e a boca sobre as peças.
Outra fase do "governo" é o enasar,
que consiste em colocar a alça em cada um dos jarros para deixá-los acabados.
Um dia depois de fazer uns vasos romanos na roda,
quando estão bem arejados, Agustín coloca os cabos sobre eles.
Para fazer isso, prepare um churro achatado que depois é colado nos pedaços secos.
Uma nova aeração das peças ao ar livre irá prepará-las para o próximo processo.
Para que as tradicionais peças não vidradas de Salvatierra de los Barros ganhem um
tom mais intenso, cada uma delas deve passar por um banho de terra avermelhada.
Fermina, esposa de Agustín, é a encarregada desta fase chamada “tintura”.
Quando estão secas, as peças que devem ser decoradas vão para as "bruñeras".
As mulheres desempenham um papel importante nesta estrutura laboral
da olaria. Embora também existam mulheres que trabalham na roda,
por tradição, elas cuidam do trabalho complementar do oleiro.
O polimento consiste em esfregar um pedaço de plástico
na superfície das peças para dar-lhes o brilho característico.
Até alguns anos atrás, as ferramentas das bruñeras eram:
uma pedra do rio, saliva e muita paciência.
Se você não tiver paciência, não dá certo. Isso é muito difícil.
Por mais de 30 anos, Luisa se dedicou a decorar
o trabalho que o marido fabricava com a técnica de polimento.
Se forem moles não podem ser polidos, se também forem duros, devem ser "temperados".
A decoração de cada peça é diferente das demais,
pois a bruñera não segue os cânones estabelecidos.
Talvez eu faça um coração e ganhe um pequeno sino. De todo.
Ao final do polimento, Luisa passa a mão nos desenhos para dar mais brilho.
Está pronto.
Depois de polidas, as peças voltam ao
ar livre para perder parte da umidade restante.
Algumas das peças têm também uma decoração gravada. Fermina é uma grande especialista
nesta técnica que requer uma boa mão e uma ferramenta caseira simples.
Eu gravo com um grampo de cabelo e uma caneta e um grampo de cabelo. O garfo é virado
para que raspe a lama. Então isso dura a vida toda.
Quando o oleiro, neste caso Agustín, tem trabalho suficiente para fazer um lote,
procede pacientemente a encher o forno, procurando colocar as peças de forma ordenada.
Bem colocado para que todos possam sair saudáveis. Você tem que colocá-los com
muito cuidado e cada modelo que vai do mesmo jeito. Podem ser colocadas de várias formas,
algumas deitadas, de pé, e vai ficando enfornando até chegar ao topo.
Quando o forno está cheio, e antes de acendê-lo, o artesão retira o picón
obtido na cozedura anterior, que estava a arrefecer na piconera.
Agustín recolhe este carvão em um saco porque, entre outros usos,
é um combustível ideal para assar carne.
Blas Guillén é outro dos oleiros de Salvatierra de los Barros que,
para cozer as peças, continua a utilizar o forno tradicional,
alimentado com lenha fornecida pelos transportadores.
A queima de um lote dura entre 18 e 24 horas. No início, o oleiro faz
muito pouco fogo para aquecer a cerâmica. À medida que a temperatura sobe, dá mais
potência ao forno, alimentando-o com lenha até atingir a temperatura ideal.
De vez em quando, Blas mexe as brasas com o hurgonero para que
o fogo se distribua por todo o forno e toda a lenha queime igualmente.
Eu olho como está o forno, se está mais avançado de um lado do que do outro, para controlá-lo.
Ainda falta bastante.
As horas passam enquanto o calor cumpre sua função de cozinhar todas as peças do forno.
Nesse processo, o oleiro põe em risco o trabalho de muitos dias, pois se exagerar no fogo
, o trabalho derreterá e se faltar calor, as peças sairão cruas.
Quando Blas verifica se os pedaços estão cozidos, ele
retira a brasa de dentro do forno e a coloca na piconera. Seu filho Pirri
derrama água para apagar a combustão e transformar as brasas em carvão quente.
O cozimento terminou. Agora é só deixar o forno aberto para que,
aos poucos, ele perca o calor que tem.
Agustín cozinhou há uma semana e, embora o forno ainda esteja quente, decidiu “desassar”.
Primeiro, ele retira a parede de tijolos que fechava o forno, evitando que o fogo escapasse, e depois,
com muita paciência, retira os pedaços. Neste trabalho Fermina o ajuda, que os coloca em
um canto da entrada da casa. Embora ver o trabalho acabado produza satisfação para o oleiro,
esse trabalho torna-se pesado porque em um lote pode haver mais de mil peças dependendo do tamanho.
Hoje, hoje tem jarros e tem menos, mas isso é,... ser peças listadas e que,
cabem mais de 1.000 peças, bastante,... e se for pequeno, bem, duas ou três mil peças .
As peças queimadas terão lugar nas diferentes divisões da
casa onde Agustín tem os armazéns. As
peças brutas e não polidas ficarão em um cômodo e as peças polidas e decoradas em outro.
Com a primeira queima, chamada de “biscoito”, as artesãs deixaram seu trabalho consolidado. Mas
em peças já cozidas, alguns oleiros aplicam
decorações tradicionais com vernizes especiais. É o caso da Cerámica Amario, que
confere às suas peças um vidrado tradicional ou “vedriau” como se diz em Salvatierra.
Antes era sempre pintado cru, era sempre queimado em monocozedura,
ou seja, todo o sistema era queimado, e agora não é,
agora é queimado primeiro em biscuit, depois é decorado, vidrado e queimado novamente .
Ainda hoje, Luis continua a pintar aqueles desenhos que herdou de gerações anteriores.
Há alguns que são para toda a vida. São da minha avó e minha avó morreu quando ela tinha 94 anos,
e então, minha avó me mostrou, porque normalmente
esse trabalho era feito por mulheres, mas agora não, agora todo mundo faz.
Isso tem um nome específico, as ondas sempre o disseram.
Feitos os desenhos, Pedro dá um banho de “vedriau” nas peças,
mexendo a mistura de vez em quando para que a terra não assente no fundo.
Isso já é o toque da mão. Tirando aqui em cima, dependendo de quanto pesa mais ou menos,
assim você sabe se é mais leve ou mais grosso.
Após uma segunda queima, a cor branca da tinta ficou amarela
e a camada acinzentada que escondia o desenho ficou transparente.
Outro tipo de “vedriau” tradicional nas
peças de “biscoito” é o feito por Ignacio Guillén.
Este banheiro é um banheiro de terra branca, pois
antigamente, a maioria das peças eram banhadas por dentro para dar
maior sensibilidade à limpeza. Todas as panelas foram banhadas por dentro, as jarras para o vinho...
Depois de banhar as peças, Ignacio as deixa secar por algumas horas antes de prosseguir com o esgrafito.
Como em quase todas as famílias de ceramistas, neste caso,
a mulher também desempenha um papel essencial no processo de trabalho. Carmen está encarregada
de desenhar nas peças os motivos florais que servirão de base para a decoração posterior.
O esgrafito consiste em fazer uma incisão na
camada de terra para que a cor original da peça fique visível.
Nos desenhos do esgrafito Carmen aplica os óxidos que,
após a queima, darão as cores desejadas.
E para finalizar a decoração, Ignacio dá um banho de “vedriau” que, embora seja opaco,
ficará transparente durante o processo de queima.
Este banheiro é o brilho, aquele que lhe dá brilho e consistência para que dure muitos anos e não se deteriore, é uma camada vítrea.
Dá personalidade à peça.
Outra técnica tradicional que já era utilizada há vários séculos e que
Benito Cuéllar está recuperando é a de "la cuerda seca", que consiste em
separar os esmaltes por meio de um traço de gordura. Esta mistura de graxa com argamassa e
fundente é aplicada com um pincel pequeno sobre um desenho previamente traçado nos ladrilhos.
Este é um azulejo que já tem o óleo fornecido com o desenho e agora o próximo passo
é preencher todos os motivos com estes puxadores e um esmalte.
Depois de seca, a graxa evita que os esmaltes se misturem quando aplicados.
Este tipo de decoração, que se diferencia dos demais pelo relevo que
o esmalte adquire uma vez queimado, também é aplicado em superfícies curvas.
Após a queima a 980º, a decoração com a técnica de "corda seca" permanece inalterada
pelas intempéries e variações climáticas.
A evolução da cerâmica em Salvatierra de los Barros foi
e é constante. Muitos dos ceramistas de hoje estão experimentando novas formas,
motivos e desenhos que combinam com as técnicas tradicionais.
A oficina dos Irmãos Pérez é um exemplo disso. Depois de aplicar deslizamentos em
peças tradicionais, Juani, por incisão e fundição, desenha motivos geométricos e florais.
Para todas essas técnicas, o forno a gás substituiu o tradicional forno a lenha, que permite
um melhor controle de temperatura, beneficiando a qualidade do resultado final da obra.
Mas nessa diversificação da olaria de Salvatierra de los Barros,
até o início dos anos 90, havia alguns personagens importantes que se encarregavam
de vender toda a produção e torná-la conhecida fora da região: eram os tropeiros.
Daqui para Valladolid, de Valladolid para León, de León para Ponferrada e correndo por aí, tudo de Benavente e tudo mais.
Cristóbal Enrique começou como tropeiro aos 14 anos. Eram cinco irmãos e os cinco
se dedicaram a esse ofício sacrificial de percorrer as aldeias com seus burros carregados de louça.
E outras vezes você fazia uma viagem de 4 ou 5 dias e você e os meninos não traziam nada para comer,
porque estava sem tempo, chovendo, e você tinha que pagar a hospedagem e tudo mais.
Às vezes, as coisas eram vendidas, dependendo do clima. Agora é a hora,
nesta época eles venderam as orzas para as azeitonas e os
banhos para o abate e as panelas e as panelas para as mulheres.
Há alguns anos, em 1991, Cristóbal passou a vida como tropeiro em memória,
e deixou de passear pelas cidades de Espanha com o seu burro carregado de tachos e panelas.
Acabou porque não deixaram mais vender na rua, foi tirado com as feras.
As panelas sempre foram vendidas pelo almocreve e pelo burro.
O mesmo no exterior que o espanhol.
Esses homens, os tropeiros, desempenharam um papel decisivo para
manter em plena produção esse comércio tradicional, que durante séculos
foi o motor econômico e a marca de Salvatierra de los Barros.
Sou Eugenio Monesma, diretor e produtor do documentário que você acabou de ver.
Se você gostou, te convido a se inscrever no canal ativando
as notificações do sininho e assim você poderá curtir as centenas
de documentários que já tenho no canal e os que postarei semanalmente.